domingo, 12 de janeiro de 2014

Mancha Solar explode e lança partículas em direção à Terra

A gigantesca mancha solar AR1944 produziu um poderoso flare na tarde de terça-feira (07/01/14), ejetando em direção à Terra uma grande quantidade de partículas carregadas que deverão atingir o planeta. A intensa ejeção de massa coronal (CME) ocorreu às 18h30 UTC e gerou um pico de raios-x que atingiu o nível X1, dentro da qualificação das emissões intensas.

 A maior parte das partículas ejetadas seguiu na direção sul do Sol e se dispersará no espaço,  mas uma quantidade bastante densa de material ionizado se chocará contra a Terra nas  primeiras horas de quinta-feira. De acordo com a previsão de clima espacial, o choque contra a  ionosfera poderá elevar o índice KP até o nível 8, considerado bastante severo e capaz de gerar  elevadas correntes induzidas em linhas de transmissão, principalmente em localidades de  latitudes elevadas.
 A mancha é tão grande que se enfileiradas caberiam cerca de 10 planetas Terra em seu interior.  Neste momento, ela se encontra no meridiano central da estrela, se deslocando em sentido leste  devido ao movimento de rotação do Sol. Devido às características magnéticas bipolares  complexas, novos flares de raios-x e ejeções de massa coronal deverão ocorrer nessa região  ativa nos próximos dias, com possibilidades de também serem dirigidas à Terra.

 Artes: no topo, grupo de manchas solares AR1944 responsável pela forte CME que se dirige em direção à Terra. No canto esquerdo a mancha pode ser vista no centro da estrela. No lado direito vemos a região registrada pelo astrofotógrafo Tommaso Martino. Créditos: Nasa, Tommaso Martino, Apolochannel, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário