quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Uma chuva de meteoros do cometa ISON?

         O tão aclamado "cometa do século", o cometa C/2012 S1 ISON não seguiu sua jornada como todos esperavam, e o grande espetáculo que ele poderia causar nos céus não aconteceu... Bom, ISON ainda pode ter mais um 'truque-cósmico nas mangas'. Nessa semana, poderemos ter privilégio de observar uma chuva de meteoros originária dos fragmentos de ISON.
         O cometa ISON não cansa de estar na mira dos holofotes, ou melhor, dos observadores da Terra. Desde o início, logo quando vimos a desintegração de ISON, já se falava de uma possível chuva de meteoros que poderia iluminar o céu noturno, porém, é quase impossível prever a intensidade de uma chuva sem um histórico, afinal, essa seria a primeira, e talvez a última chuva de meteoros do cometa ISON.
         O que sabemos é: ninguém verá nada... se não tentar. Se alguma chuva de meteoros de ISON vier a acontecer, será na noite do dia 15 para o dia 16 de janeiro.  Isso ocorre porque a Terra vai atravessar o plano orbital do caminho de ISON, por volta das 02h00 UT (11h00 do dia 15 no horário de Brasília). No ano passado, ISON passou a 3.300 mil km da órbita da Terra, e no início de 2013, estimava-se que ISON deixava um rastro de poeira a uma taxa de aproximadamente 51.000 Kg por minuto.radiante onde quaisquer fragmentos de ISON poderiam surgir, fica próximo da estrela Eta Leonis, constelação de Leão. Robert Lundsford da Sociedade Americana de Meteoros informou em uma postagem recente que qualquer meteoro relacionado ao cometa ISON entraria em nossa atmosfera com velocidade aproximada de 51 quilômetros por segundo, com uma duração visível de menos de um segundo.
       Devemos nos lembrar que teremos a Lua Cheia na mesma noite. A possível chuva de meteoros de ISON deve acontecer na constelação de Leo (Leão), e a Lua Cheia estará na constelação de Gemini (Gêmeos). Apenas 32 graus de distância do possível radiante! Apesar de ser a Mini-Lua de 2014, ainda assim, ela deve ofuscar bastante.
         Mesmo com todos esses empecilhos, observar um último show proveniente de ISON seria fantástico.Como se não bastasse, pesquisadores calculam que no dia 24 de maio a Terra poderá encontrar detritos deixados pelo cometa 209P LINEAR. Essa seria uma outra chuva de meteoros surpreendente... porém, só nos resta esperar.Fonte: Universetoday 
Imagem: Stellarium. Na image, veja o local onde os meteoros poderão se originar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário