quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cálculos errados: asteróide 2000 EM26 está desaparecido!


         Na noite da última segunda-feira (17 de fevereiro), o projeto Slooh transmitiu a cobertura ao vivo do asteroide 2000 EM26, que pôde ser acompanhada aqui mesmo em nosso site. A rocha passou a 8,8 distâncias lunares, porém, algo surpreendeu os astrônomos e os espectadores de todo o planeta: a rocha espacial não apareceu!



         O telescópio robótico do Slooh tentou recuperar imagens anteriores do asteroide e compartilhar algumas viagens de rochas próximas da Terra, mas não conseguiu capturar uma imagem sequer da posição prevista para o asteroide em destaque.
        
Agora, apelidado de 'Moby Dick', o asteroide está desaparecido no 'fundo do mar do espaço'. Nós terráqueos não precisamos temer, pois não há risco de colisão com o nosso planeta, mas certamente, a previsão feita sobre o asteroide estava errada... ele simplesmente não estava aonde deveria estar...
         O brilho previsto para o asteroide 2000 EM26 era de aproximadamente 15,4 magnitudes, o que deveria ser captado pelo telescópio. Ao invés de jogar tudo para o alto, o projeto Slooh está apelando para os astrônomos amadores, para que eles façam uma pesquisa fotográfica a fim de descobrir a localização da rocha perdida.
         A última vez que o 2000 EM26 foi observado foi há 14 anos, o que não surpreende as incertezas na sua posição, que pode ter sido alterada desde então. De acordo com Daniel Fischer, astrônomo amador e escritor alemão de astronomia, as posições estavam erradas em cerca de 100 graus!
         Paul Cox, diretor do Observatório Slooh aponta: "Descobrir esses Objetos Próximos da Terra (NEOs) não é suficiente. Como vimos com 2000 EM26, todo o esforço feito para a sua descoberta é inútil se as observações de monitoramento não são feitas para determinar com precisão as suas órbitas no futuro. E isso é exatamente o que os membros Slooh estão fazendo, usando os telescópios robóticos do nosso projeto para medir com precisão as posições de asteroides e cometas".
         Se ainda assim, não encontrarmos o asteroide Moby Dick, um grande telescópio deverá completar a tarefa. Aqui está um link com as informações da NASA / JPL, incluindo brilho, coordenadas e distância para 2000 EM26, que poderá ser visto clicando aqui.
         Asteroides com tamanhos parecidos ao 2000 EM26 estão passando, inclusive, ainda mais próximos da Terra, e isso acontece todos os meses.
         Todos os olhos (e telescópios) estão neste momento apontados para o céu, com a missão de descobrir de fato a posição dessa grande rocha espacial, e refinar a trajetória de sua órbita. O grande mistério do asteroide 2000 EM26 pode estar só começando.
No topo: Telescópios Slooh nas Ilhas Canárias. Créditos: Slooh
Fonte: Universetoday
Créditos: Slooh

Nenhum comentário:

Postar um comentário