segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hoje: vejam o encontro de Júpiter e Lua

 Esta noite (10 de fevereiro), não deixe de observar o céu noturno. Logo após o pôr do Sol teremos um belo encontro de dois lindos astros: Júpiter e Lua.

         Se o tempo permitir, podemos observar o encontro celestial nesta noite. A Lua estará em sua fase crescente, a caminho de se tornar Cheia. O objeto brilhante próximo a Lua, pode até parecer uma estrela, mas será o gigante gasoso do Sistema Solar, o planeta Júpiter. Ambos, Lua e Júpiter irão percorrer o céu noturno durante toda a noite.

 O planeta Júpiter está em uma ótima posição para que possamos observá-lo. Como ele estará alto no firmamento celeste, árvores ou prédios que poderiam atrapalhar as nossas observações certamente não serão um problema, assim como os efeitos atmosféricos que costumam dificultar a visualização de objetos celestes próximos do horizonte... Júpiter brilhará livre, alto, sem obstáculos e com a Lua como sua companheira.

         Assim que o Sol de pôr, poderemos ver Júpiter ao lado da Lua no sentido nordeste. Ambos estarão visíveis no céu até às 02h00 (já do dia 11 de fevereiro). Eles estarão no ponto mais alto do céu, a norte, às 21h30. Lembrem-se que todos os horários aqui mencionados não estão no horário de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário