quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Lua: sinais de rádio indicam que módulo chinês saiu da hibernação

Duas reproduções dos receptores de rádio feitas por um grupo de radioamadores mostram que o módulo lunar Chang'e-3 saiu do período de hibernação. Apesar da boa notícia, não há qualquer informação sobre o estado do jipe-robô, que não responde a comandos terrestres.
As reproduções mostradas não são oficiais e foram divulgadas pelo grupo independente UHF-satcom, que detectou o sinal enviado pelo módulo chinês na frequência de 8496 MHz. O grupo também captou o sinal de uplink em 7209 MHz enviado pela agência espacial chinesa, que ao bater na Lua foi refletido de volta à Terra.

De acordo com o UHF-satcom, não há registro de qualquer sinal enviado pelo jipe-robô, o que vem a confirmar a possível perda de contato entre com o explorador.
O módulo de pouso e o jipe-robótico entraram em hibernação no dia 25 de janeiro por um período programado de 14 dias, mas informações divulgadas pelo ministério da ciência, tecnologia e defesa da China - SASTIND - davam conta que uma anomalia havia ocorrido com o explorador. A nota era breve e informava que a pane ocorrera em decorrência de um "complicado ambiente na superfície lunar", sem, no entanto, dar maiores detalhes.
Segundo informações da agência espacial chinesa, os cientistas estavam trabalhando para identificar o problema, mas até agora nada foi informado.

Downlink módulo lunar chinês

Hibernação
Uma noite na Lua dura 14 dias terrestres e nesse período a temperatura cai a cerca de 180 graus Celsius negativos. De modo a sobreviver, uma série de operações automáticas ocorre um dia antes da hibernação. O painel solar se volta em direção ao lado onde o Sol nasce. Em seguida, o mastro com as câmeras e a antena de alto-ganho se dobra sobre o deck, isolando o interior e as câmeras que são mantidos aquecidos pela ação da unidade de radioisótopos.



Créditos: UHF-satcom, Apolo11.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário