quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Muita força! Mancha solar entra na terceira volta ao redor do Sol

Normalmente, as manchas solares surgem e desaparecem rapidamente. Algumas, mais teimosas, chegam a fazer duas revoluções ao redor da estrela. Iniciar a terceira volta é bastante raro e a antiga mancha AR1944 parece ser um desses casos. E já chegou nervosa!

Na manhã desta segunda-feira (24/02), as imagens do telescópio solar SDO, da NASA, registraram duas fortes ejeções de massa coronal ocorridas no limbo leste do Sol. Foram erupções de classe M provocadas por uma região ativa já bastante conhecida dos leitores do Apolo11 e que está voltando à face visível da estrela: a mancha inicialmente batizada de AR1944.Essa região surgiu no limbo do Sol no final de dezembro de 2013 e era tão grande que foi possível vê-la sem auxílio de instrumentos durante vários dias, apenas com uso de filtros solares de alta densidade. Estima-se que seu tamanho chegou a 4.5 bilhões de km quadrados e por três vezes o Apolo11 transmitiu ao vivo as imagens dessa mancha.Durante sua estadia na face visível do Sol, AR1944 disparou diversos flares de raios-x, com alguns alcançando a Classe-X, das emissões de altíssima intensidade.Devido à rotação do Sol, AR1944 desapareceu no limbo oeste, mas percorreu toda a extensão posterior da estrela até ressurgir novamente no leste solar em 27 de janeiro, quando foi batizada de AR 1967.Durante sua presença, AR 1967 evolui e atingiu praticamente metade do tamanho original, mas manteve a característica magnética beta-gama-delta, similar à antecessora. A mancha emitiu diversos flares de raios-x, entre eles um de classe M4.9 responsável por ejeção de massa coronal não dirigida à Terra.Da mesma forma que AR1944, AR 1967 também rotacionou e permaneceu escondida de nossos olhos durante vários dias, mas a persistência da região não a fez sucumbir.Neste momento, a mancha está praticamente colada ao limbo leste, pronta para ressurgir na face visível do Sol. Isso deverá ocorrer nas próximas 24 ou 48 horas, quando receberá uma nova designação.Como a mancha já está despontando e causando flares de emissão relativamente fortes, podemos esperar novas erupções à medida que a região se torna mais visível. A mancha promete!

Arte: no topo, momento da erupção solar na mancha localizada no limbo do Sol, que retorna para iniciar a terceira volta ao redor da estrela. Crédito: NASA/SDO, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário