domingo, 9 de fevereiro de 2014

Outra grande mancha solar

 Durante toda a semana, a grande mancha solar AR1967 estava muito bem 'acordada', liberando algumas Ejeções de Massa Coronal (EMC) juntamente com explosões de classe M, e aparentemente à beira de produzir uma erupção solar de classe X (a mais intensa). Porém, isso não aconteceu.

         No entanto, uma nova mancha solar está crescendo junto com a famosa AR1967. Essa nova mancha pode nos presentear com poderosos flares e EMC. A emergente região ativa AR1968 tem um campo magnético  'beta-gama-delta' instável, que abriga energia para fortes explosões.

         Os meteorologistas da NOAA estimam 60% de chance de uma erupção solar de classe M, e 20% de chance de explosões de classe X. Essas previsões foram feitas considerando as próximas 48 horas (dia 7 e 8 de fevereiro).

  Em Key West na Florida, Scott Wilson registrou as duas grandes manchas solares enquanto observava o Golfo do México. As manchas parecem estar 'derretendo' no oceano, veja:

         Essa estranha forma do Sol na imagem de Wilson é uma miragem causada pela refração no ar quente logo acima da superfície do mar. Existem muitos tipos de miragens solares, e esta é chamada de "Omega Sun", ou "Sol Omega", por conta da similaridade de seu formato com a letra grega ômega.

Fonte: Spaceweather
Imagem: Scott Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário