terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sonda Curiosity registra pela 1ª vez a Terra vista de Marte

O robô explorador Curiosity da NASA conseguiu pela primeira vez registrar a visão da Terra a partir da superfície do Planeta Vermelho. Uma imagem impressionante que mostra o nosso planeta como uma luz brilhante no céu de Marte, juntamente com a Lua.A sonda Curiosity fotografou a visão da Terra nos céus de Marte no último dia 31 de janeiro. A sonda observou o pôr do sol marciano, e após 80 minutos, fotografou a Terra, informaram os oficiais da NASA em uma descrição da imagem.

         "Se qualquer um de nós estivesse de pé na superfície de Marte e olhássemos para o céu, poderíamos facilmente ver a Terra e a Lua como dois pontos brilhantes", comentaram os funcionários da NASA. "Essas fotos estão praticamente intactas, pois foram feitos apenas alguns processamentos para remover os efeitos cósmicos."

         A sonda Curiosity tirou as fotos da Terra no céu de Marte durante o dia 529 na superfície marciana . A sonda de 2.5 bilhões de dólares tem explorado a vasta cratera Gale em Marte desde agosto de 2012.
 Mas essa não é a única foto que mostra como a Terra é vista de outro planeta. Em 2004, A sonda marciana Spirit da NASA tirou uma foto épica do tipo "Você está aqui", mostrando a Terra a partir da superfície marciana. A foto da sonda Spirit foi a primeira que mostrava a Terra a partir de um outro planeta.

         Várias outras sondas fotografaram a Terra do espaço profundo.

         A sonda Cassini da NASA fotografou a Terra e a Lua de Saturno em algumas ocasiões, sendo a mais recente em julho de 2013. Em 2010, a nave espacial Messenger, da NASA (atualmente na órbita de Mercúrio) fotografou a Terra e outros planetas em um retrato do Sistema Solar visto do planeta mais próximo do Sol.

         A fotografia mais famosa da Terra vista do espaço pode ser realmente chamada de " Pálido Ponto Azul " (como ela é conhecida). A foto foi registrada pela sonda Voyager 1 da NASA, e foi lançada no dia 14 de fevereiro de 1990.

Fonte: Space / NASA
Imagens: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário