terça-feira, 4 de março de 2014

AO VIVO: Aproximação do asteróide 2014 DX110


         Um asteroide recém descoberto deve passar a uma distância relativamente próxima do nosso planeta. Assista a sua aproximação ao vivo, aqui !

         O perigeu (máxima aproximação com a Terra), deve ocorrer amanhã, dia 05 de março, por volta das 18h00 do horário de Brasília (21h00 UTC), quando o asteroide 2014 DX110 de cerca de 30 metros deve passar entre as órbitas da Terra e da Lua. A distância que a rocha espacial chegará do nosso planeta nessa quarta-feira será de aproximadamente 434.000 quilômetros.

         O brilho do asteroide, que foi classificado como potencialmente perigoso, será muito fraco e por isso, não será possível observá-lo a olho nu, porém, teremos a oportunidade de acompanhar a sua máxima aproximação em tempo real. O projeto Slooh, mais uma vez, disponibilizará a cobertura ao vivo de um grande evento.   Com relação ao risco de colisão, podemos ficar tranquilos, pois o asteróide 2014 DX110 nos visitará a uma distância segura.

         O risco de impacto, ainda que remoto, merece um estudo mais aprofundado para refinar a órbita deste asteróide potencialmente perigoso que, ao que tudo indica, ainda nos visitará muitas outras vezes. Pesquisas com o PanSTARRS, Catalina Sky Survey entre outros observatórios são importantes para identificar asteróides perigosos e definir quais deles teriam uma chance considerável de colidir com a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário